12189093_845965828806371_5165000044275280923_n-2

Com 2,2 milhões de apps disponíveis na Google Play e pouco mais de 2 milhões na App Store, conseguir destaque para alcançar um número satisfatório de downloads é uma tarefa cada vez mais desafiadora. Do desenvolvimento à divulgação, existem diversos aspectos que precisam ser pensados com cuidado para garantir o sucesso de seus aplicativos mobile.

Veja neste post 8 maneiras eficientes de aumentar o número de downloads de seus aplicativos:

1. Tenha um ícone irresistível

O ícone é a primeira coisa que o usuário verá ao navegar pela Google Play ou App Store, de modo que o desenho que você escolher é fundamental para o seu sucesso. Como seu app estará misturado a diversos outros com funções similares, é indispensável que o ícone chame mais atenção do que o do concorrente.

2. Adicione fotos e vídeo na descrição do aplicativo

Um dos aspectos mais importantes da descrição de seu aplicativo na lojas é a sua coleção de fotos, imagens e vídeos, pois são esses os primeiros itens que os usuários olham para decidir se baixam o app ou não. Coloque ênfase extra sobre os recursos mais populares e necessários do seu aplicativo para incentivar os downloads.

3. Use palavras-chave na descrição

Para que seu aplicativo consiga um bom ranqueamento na Google Play ou App Store, é indispensável que seja realizado um bom uso de técnicas de ASO. Uma das maneiras de fazer isso é com a utilização correta de palavras-chave.

Digamos que você tenha um aplicativo de agenda chamado “Agenda Moderna”. Ao escolher as palavras-chave, você deve incluir a palavra “agenda” de 3 a 6 vezes na descrição, sempre mantendo-a relevante e adequada.

Você também pode usar o Adwords Keyword Tool para procurar outros termos relevantes que serão sugeridos pelo Google e que complementam a sua palavra-chave principal.

4. Peça aos usuários que classifiquem seus aplicativos mobile

Ao instalar um aplicativo novo, você já deve ter sido questionado se deseja classificá-lo, não é? Essa prática não é popular por acaso. As avaliações positivas dos usuários melhoram a posição do aplicativo no ranking das lojas de aplicativos, o que, naturalmente, aumenta a quantidade de downloads.

Sendo assim, solicite a opinião de seus usuários através de um formulário com a mensagem “Gostou de nosso app? Avalie-nos!”. Mas tenha certeza de que o usuário já possui experiência de uso com o app. O momento certo pode variar de negócio para negócio.

5. Divulgue através de influenciadores

Marketing de influenciadores é um método inteligente para obter exposição para seu aplicativo e aumentar o número de downloads. Apresente-o para pessoas influentes e blogueiros especializados em seu segmento de atuação. Se gostarem de seu app, eles vão promovê-lo, compartilhando-o com seus seguidores.

6. Utilize as mídias sociais

As mídias sociais são uma forma eficiente de criar uma base de fãs para seu app. Mas, ao postar conteúdo, certifique-se de que ele foi feito de maneira coerente. Se seu aplicativo é voltado para o público jovem, uma linguagem mais leve e informal deve ser utilizada, por exemplo.

Mas não basta apenas falar do app, é preciso criar conteúdo interessante, se envolver com os seus fãs, responder a comentários e gerar envolvimento.

7. Cuide da experiência do usuário (UX)

Mesmo com êxito em outros quesitos, se o seu app falhar ao entregar uma boa experiência para o usuário, isso refletirá em seus downloads. Por isso, aplicar  conceitos de UX,  é fundamental, pois a melhor maneira de garantir o sucesso de seu app é superando todas as expectativas de seus usuários.

8. Tenha foco nas estatísticas

Apesar de o número de downloads ser uma das métricas mais importantes, é necessário também saber como, quando, onde e por quem o seu aplicativo é usado.

É preciso realizar constantemente análises para compreender o comportamento dos seus usuários do momento do download até a desinstalação (o que não deve acontecer). Conhecer as necessidades e hábitos e ler os feedbacks de seu público, se adequando a essas exigências, é a melhor maneira de garantir que seu aplicativo sempre tenha um volume alto e constante de downloads.

Você tem outras dicas para aumentar os downloads de aplicativos mobile? Conte para nós nos comentários!