Conceito finalizado, programação perfeita e aplicativo rodando. Será que nossa tarefa terminou? Bem longe disso. Se você quer garantir o sucesso do seu app e melhorar a Conversion Rate Optimization (CRO), isto é, o número de visitantes das app stores convertidos em downloads, é melhor você começar agora mesmo a pensar no design, principalmente nas cores que utilizará no aplicativo.

Sim, uma série de estudos comprovam que as cores utilizadas influenciam diretamente a taxa de downloads do seu produto. Além disso, elas podem influenciar uma série de outros fatores, como a usabilidade do app e a experiência de usuário. Nesse post, você vai descobrir algumas dicas sobre como escolher das cores para criar um aplicativo de sucesso! Confira!

Afinal, as cores são tão importantes assim ?

É claro que, no final das contas, o que define se um aplicativo será ou não um sucesso é a sua funcionalidade e utilidade. No entanto, assim como qualquer produto, a “embalagem” utilizada também gera um impacto significativo na percepção do cliente. Cores transmitem sensações, ainda que de forma inconsciente. Vermelho, por exemplo, pode transmitir a ideia de perigo ou amor, dependendo do contexto. O azul, tranquilidade, por outro lado.

Dentre as principais influências, podemos citas três principais, conforme vimos na introdução do nosso post:

Conversões

Em primeiro lugar, o rótulo do seu produto que, no caso, é o App Icon, deve possuir um design atrativo para que o cliente se sinta estimulado a testá-lo, afinal, o primeiro contato é um momento decisivo para o seu sucesso. Um aplicativo atraente pode aumentar sua CRO, portanto, e esse é o primeiro passo para que ele se popularize.

Usabilidade

Cores conflitantes geram poluição visual, o que certamente dificulta a utilização do aplicativo. Além disso, existe até o caso em que as cores são desconfortáveis para celulares, quando, por exemplo, são extremamente vibrantes. Portanto, as cores afetam diretamente a forma como o seu aplicativo será usado.

Experiência

Também temos a questão da experiência do usuário. Muitas vezes, as cores podem confundir a percepção. É só imaginar um aplicativo de viagens aéreas, por exemplo, mas que use em sua coloração tons laranjas e amarelos. Enquanto que o aplicativo diz que serve para um propósito, as cores remetem a outro – no caso, vermelho e amarelo remetem ao apetite. O desconforto citado por nós na questão da usabilidade também afeta diretamente a questão da experiência do usuário.

Como escolher as cores certas para o seu app ?

É claro que existem algumas dicas para você fazer a sua escolha, mas, antes disso, é muito importante que você não deixe de realizar os testes A/B. De preferência, nas fases iniciais, disponibilize algumas versões dos App Icons para ver como os usuários vão reagir a elas e, então, aperfeiçoar o ícone até que ele esteja mais atrativo. O mesmo pode ser feito com a questão da usabilidade.

Use poucas cores

Sua empresa pode trabalhar com 3 ou até 4 cores, tanto na logomarca, quanto na questão da decoração, utensílios, etc. No entanto, para um app icon, o ideal é que você escolha uma ou duas cores chamativas e que transmitam a ideia central.

Harmonia visual: Claro, as cores utilizadas no ícone devem ser harmônicas com todo o aplicativo. Assim, o cliente pode reconhecer sua marca em qualquer mídia que esteja utilizando. Em outras palavras, começaremos a trabalhar a identidade visual por meio do aplicativo.

Evite cores conflitantes

Evite ao máximo o uso de cores conflitantes, elas podem detonar com o seu app. Quer um exemplo? Enquanto que o laranja é uma cor relacionada ao apetite, como já vimos, o azul escuro, pelo contrário, o diminui. O vermelho, por outro lado, muitas vezes relacionado aos pesadelos, conflita diretamente com o verde, que é associado aos bons sonhos. Tudo isso pode afetar diretamente as sensações transmitidas ao usuário!

Estudo de cores

Por fim, é fundamental que você faça um estudo de todas as cores antes mesmo de fazer sua escolha. Atualmente, existem muitos livros sobre o tema, e consultá-los pode ser uma grande ajuda para o sucesso do seu app!

Gostou das nossas dicas? O que mais considera importante para desenvolver um aplicativo de sucesso? Deixe o seu comentário!